Como futura professora, ponho-me na situação de estar ali, olhando pros alunos e não tendo a mínima ideia de como serão esse alunos... E ao mesmo tempo que ainda tenho medo do que possam pensar de mim, tenho a plena convicção de que darei o melhor de mim - como pessoa e professora. É uma profissão que exige cuidados e muita paciência, componentes indispensáveis! Pretendo de coração, me destacar e poder mudar a realidade a qual estarei inserida.
Ao estudar um pouco sobre a tese do brasileiro educador Paulo Freire, adquiri uma enorme admiração por esse homem que impôs metas para a educação... revolucionárias! Já disse ele: "Mudar é difícil, mas é possível!" e "Não podemos ficar parados [...]" e sua dada importância a esse contexto social da educação, me impressionou um tanto quanto. Reflito-me em um futuro espelho... o espelho da mudança, da mobilização. Possuo desejos íntimos e relaciono-os com minhas crenças, tais como a vinda à Terra para fazer algo de bom! Por que não parar de ficar parado, e movimentar-se?
A sociedade está mergulhada pela divisão de classes e o privilegiamento de pequenas massas, excluindo quase que total, os pouco favorecidos. Acredito ser a educação, a base formadora de todos os indivíduos como seres humanos dignos de progresso, e é justo nesse ponto, que a falha e o desvio do que seria 'mais adequado' às classes baixas, está constantemente constante!
A começar por minha mudança, engajei-me em um projeto de educação de idosos e estou ansiosíssima para que se inicie...
Tenho que fazer algo pela minha sociedade!
-
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
(Paulo Freire)
É verdade sim que Paulo Freire é um senhor exemplo no processo de mudança da educação!O bom seria que todos aqueles que estejam envolvidos nesse campo tivessem como espelho o mestre FREIRE!!A educaçao nao seria mais a mesma e o Brasil seria um novo Brasil!
ResponderExcluir